O Brasil conquistou, neste sábado (23), sua primeira medalha no conjunto geral em um Mundial de Ginástica Rítmica. Diante da torcida calorosa na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira garantiu a prata e se tornou a segunda melhor equipe do mundo, ficando apenas 0.300 pontos atrás do Japão, que apresentou uma série perfeita e ficou com o ouro.
Brasil conquista primeira medalha em um Mundial de Ginástica Rítmica. Foto: Mariana Raphael/MEsp
“O último campeonato mundial nos serviu de inspiração e motivação para seguir acreditando que essa hora ia chegar. A gente trabalhou muito, todos os dias. Nossa resiliência nos fortaleceu. Estou muito feliz. São 30 anos na ginástica, 15 como atleta e agora 15 na seleção. É muito bom ver um sonho ser realizado depois de tantos anos de trabalho e várias gerações. E Deus foi tão maravilhoso que nos permitiu viver isso dentro da nossa casa e com ela cheia”, destacou a treinadora Camila Ferezin.
Formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, o time brasileiro escreveu uma página histórica da ginástica com emoção, beleza e muita brasilidade. A equipe conquistou a medalha inédita na prova geral, cuja pontuação é composta pela soma das notas da série mista e da série com cinco fitas.
“Superamos os desafios e agora a medalha chegou para concretizar todo esse esforço. A medalha chegou, mas continuamos trabalhando para mais conquistas, mais prata, ouro e seguir treinando muito para chegar no nível de perfeição”, celebrou a capitã do conjunto, Maria Eduarda Arakaki.
Na série mista, com arcos e bolas, ao som de “Evidências”, a equipe alcançou 27.650 pontos. Já na série simples, com fitas, embaladas por músicas que exaltam a cultura nacional, veio a nota 27.850, a maior pontuação já conquistada pela seleção com essa apresentação. A soma total de 55.250 pontos assegurou a inédita medalha mundial para a ginástica rítmica brasileira.
Brasil conquista primeira medalha em um Mundial de Ginástica Rítmica. Foto: Mariana Raphael/MEsp
“Que alegria imensa ver o Brasil conquistando a medalha de prata no conjunto geral e subindo ao pódio, pela primeira vez na história de um Mundial! Esse é um momento que enche de orgulho cada brasileiro e que inspira milhares de jovens a acreditarem nos seus sonhos. Recebam meu carinho e minha admiração por essa importante conquista”, parabenizou o ministro do Esporte, André Fufuca, Ministro do Esporte.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta