Deputado diz que Dino usa “força da toga” para perseguir adversários

O deputado federal Aluísio Mendes acusou o ministro Flávio Dino de utilizar “a força da toga” para inviabilizar o governador do Maranhão, Carlos Brandão, no exercício do mandato. Segundo o parlamentar, a atuação do titular do STF, que teria parceria com o ministro Alexandre de Moraes, criou um clima de “pânico e terror” no estado.

Mendes citou como exemplo a demora na escolha de novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que está com dois postos vagos há mais de um ano.

De acordo com o parlamentar, o processo estaria travado no STF por influência de Dino, que, mesmo tendo ligações com interessados nas vagas, não se declarou impedido de julgar a matéria.

Aluísio também criticou a decisão que afastou o procurador-geral do Estado, Valdênio Caminha, classificando-a como mais uma manobra para enfraquecer Brandão.

Mendes pediu que o Senado Federal atue diante do que chamou de abusos do Judiciário. “O Estado do Maranhão não pode mais viver sob essas pressões. É preciso uma reação firme das instituições”, declarou.

Fonte