A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a segunda fase da Operação Lei do Retorno para cumprir 49 mandados de busca e apreensão contra investigados de desvio de mais de R$50 milhões da educação em cidades do Maranhão e do Ceará.
Operação da PF contra desvios na educação cumpre 49 mandados no MA e CE. Foto: Divulgação/PF
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra pessoas físicas e servidores públicos nas cidades de Estreito, Imperatriz, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim, São José do Ribamar e Timon, no Maranhão, e em Fortaleza, no Ceará.
Até o momento, a soma dos valores e bens apreendidos totaliza mais de R$2,5 milhões.
A ação é a continuação da primeira fase da Operação Lei do Retorno, deflagrada no início da semana com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), entre os anos de 2021 e 2025 por meio de fraudes a licitações municipais.
A investigação apura fraudes em licitações municipais, nas quais parte dos valores contratados era devolvida como propina para os servidores públicos envolvidos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta