A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (08), a Operação Falsa Central, que resultou na prisão de sete pessoas no estado.
Operação Falsa Central desmonta esquema de golpe bancário e prende 7 em três estados – Foto: Divulgação
Durante a ação, mais de 25 policiais deram cumprimento a 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões. O objetivo foi apurar e combater crimes como estelionato por meio eletrônico e associação criminosa.
Também foi determinado o bloqueio judicial de nove contas bancárias vinculadas a investigados, visando garantir o futuro ressarcimento das vítimas dos golpes.
As investigações revelaram um esquema de estelionato cibernético que causou prejuízo de R$ 90 mil, utilizando engenharia social na qual a vítima recebe uma ligação que simula atendimento de segurança bancária.
Durante o contato, a vítima é convencida a transferir valores para contas que, na verdade, pertencem a “laranjas”.
A DRCI ressalta que não há fronteiras para a atuação da Polícia Judiciária, que agirá onde quer que o criminoso cibernético esteja, seja em território local ou em outros estados da federação.
A ação foi realizada por meio da Polícia Civil (PC-PI), com atuação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e apoio das Polícias Civis de Brasília e da Bahia, através da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC-DF) e da 14ª Coordenadoria de Polícia Civil de Irecê.
A operação, que seguirá até o cumprimento de todos os mandados, demonstra a efetividade da cooperação interestadual.
Além disso, a Polícia Civil do Piauí alerta a população sobre os riscos do ambiente cibernético, especialmente em abordagens de supostas centrais de segurança bancária que utilizam ligações telefônicas para induzir vítimas a realizarem transferências financeiras, como identificado na Operação Falsa Central.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, pela plataforma B.O. Fácil ou pelo site da Polícia Civil.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta