A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta, dia 20, mostrou que o presidente Lula tem 60% de aprovação no Nordeste, bem acima da média nacional de 46%. O bom momento da economia regional e a boa avaliação dos governadores reforçam a região como principal base de apoio do presidente.
Deputado Júlio César (PSD-PI)
Impulsionado pelo agro do Matopiba e por investimentos em infraestrutura, o Nordeste lidera o crescimento do país. Estados como Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia e, em especial, o Piauí, têm registrado resultados acima da média nacional, com reflexos diretos em empregos e arrecadação.
No Piauí, governado por Rafael Fonteles (PT), a força do agronegócio e da energia renovável vem atraindo investimentos e ampliando a confiança da população no governo estadual e no federal.
O deputado Júlio César (PSD-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, avaliou que o crescimento regional fortalece a integração entre governos estaduais e União, com impactos diretos na vida dos nordestinos.
Para ele, o ambiente econômico positivo confirma que a região está preparada para liderar o desenvolvimento nacional nos próximos anos.
Dados oficiais mostram que o PIB do Piauí cresceu 3,6% em 2024 e deve avançar 3,0% em 2025, acima da média nacional. O PIB saltou de R$ 7,1 bilhões em 2002 para R$ 64 bilhões em 2021, e o IDH evoluiu de 0,480 em 2000 para 0,710 em 2020, saindo da faixa de “muito baixo” para “alto desenvolvimento humano”.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta