Neste sábado, 16 de agosto, data em que Teresina celebra seus 173 anos, o governador Rafael Fonteles participa de uma série de atividades comemorativas e inaugurações na capital. A programação inclui a celebração de uma missa em Ação de Graças e a entrega de obras nas áreas de educação e segurança pública, além do lançamento de um moderno sistema de videomonitoramento urbano com uso de inteligência artificial.
Governador Rafael Fonteles. Foto: Ascom
A agenda oficial começa às 8h30, com a tradicional missa solene em homenagem ao aniversário da cidade, realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Teresina.
Logo após, o governador entrega o novo prédio do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Heli Sobral, localizado no bairro Mocambinho. A unidade, que integra a 4ª GRE, recebeu investimentos superiores a R$ 4 milhões e agora conta com estrutura moderna, incluindo 15 salas de aula climatizadas, sala de mediação tecnológica, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, sala de saúde digital, refeitório, quadra poliesportiva, vestiários e espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na área da segurança pública, Rafael Fonteles inaugura o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O espaço vai centralizar serviços como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, além de integrar sistemas de radiocomunicação e videomonitoramento, otimizando a resposta das forças de segurança.
Ainda na sede da SSP, será lançado o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA), que marca uma nova etapa na segurança pública da capital. Inicialmente, 629 postes inteligentes serão instalados em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração a sistemas já existentes, o estado passará a contar com mais de 3.500 câmeras em operação.
Desenvolvido em parceria entre a SSP e a Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), o SPIA permitirá leitura de placas veiculares, reconhecimento facial, análise de comportamento e controle de entrada e saída de veículos. O sistema também contará com 16 totens interativos de emergência em pontos estratégicos da cidade. Toda a estrutura será conectada a uma central de monitoramento equipada com um supercomputador da Etipi, que integrará imagens de órgãos públicos e de câmeras privadas, ampliando a capacidade de vigilância e resposta rápida em todo o estado.
Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Siga nas redes sociais
Deixe uma resposta