“Wilson Martins sai de derrota certa para eleição viável ao trocar PT por PSD”

“Wilson Martins sai de derrota certa para eleição viável ao trocar PT por PSD”

A conclusão acima é de um político altamente experiente em conversa por telefone na manhã desta quarta-feira, 13, com este repórter, sobre a decisão tomada pelo ex-governador Wilson Martins de deixar o Partido dos Trabalhadores para se filiar no PSD de Georgiano Neto e de Júlio César.

Ex-governador Wilson MartinsEsquecido1

Candidato

Wilson Martins, que desde quando deixou o Governo nunca mais conseguiu um mandato, é candidato a deputado federal em 2026.

PT quer culpar Georgiano pela saída de Wilson

Deputados e dirigentes do PT que não simpatizam CPM, Georgiano Neto há muito tempo, acusam o filho de Júlio César pela articulação que levou Wilson Martins para o abrigo do PSD.

Brasília da Geórgia

Muito mais chances

A coluna procurou político do Piauí especialista em cálculos eleitorais: Wilson tem muito mais chances de se eleger no PSD que no PT.

Estimativas

Existem dois cálculos para o espaço que o PSD pode conquistar na Câmara Federal em 2026: um para o caso de as 10 vagas serem mantidas, e outro para o caso de a representação ficar com apenas oito.

Primeiro caso

No primeiro caso, de manutenção das 10 vagas, políticos admitem que, com a ida de Wilson Martins, o PSD possa chegar aos quatro deputados federais.

Quem são eles?

No caso de quatro Vagas, os eleitos seriam Georgiano Neto, com mais de 200 mil votos; Castro Neto, com cerca de 180 mil votos; Marco Aurélio Sampaio, em torno de 100 mil votos; e Wilson Martins, também com 100 mil votos.

Georgiano Neto, Castro Neto e Marcos Aurélio SampaioColagem: Mikeias di Mattos

Chegaria aos 700 mil

Com votos de outros candidatos menos conhecidos, o PSD chegaria aos 700 mil votos ou mais, assegurando as quatro vagas.

Quarta na sobra

A quarta vaga do PSD, no caso de obtenção de 700 mil votos, seria conquistada na sobra com relativa facilidade, segundo os mesmos cálculos.

Quociente eleitoral

Na eleição de 2022, os votos válidos apurados foram pouco mais de 1 milhão 900 mil votos, determinando um quociente eleitoral de 192 mil votos.

Dois milhões

A estimativa de votos válidos para a eleição do próximo ano de deputado federal é de 2 milhões de votos, para um quociente de 200 mil votos. Ou seja: para eleger o primeiro deputado, a soma da votação de todos os candidatos tem que chegar a esse número.

Para o caso de 8 vagas

Na hipótese de o número de vagas cair para 8, a expectativa de votos válidos permanece a mesma, 2 milhões de votos, mas o quociente aumenta.

Quociente maior

O quociente eleitoral para eleger o primeiro deputado, numa eventual disputa de 8 vagas, ficaria em no mínimo 240 mil votos.

Cairia para 3

Os 700 mil votos do PSD, que poderiam eleger quatro deputados federais do partido no caso de 10 vagas, só viabilizariam a eleição de 3, numa situação de 8 vagas.

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp

Whatsapp

Siga nas redes sociais

Fonte